Essa semana, entre 8 e 12 de agosto, o curso de Comunicações da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) esteve na cidade de São João Del Rei-MG realizando um Exercício no Terreno (ET) voltado para as Operações Defensivas, Defesa em Posição e Movimento Retrógado.
O Terreno transversal e montanhoso é propício para realização dessas ações defensivas.
Como apoio, teve o 11° Batalhão de Montanha, Organização Militar especialista em operações militares na região de montanha, que nos prestou todo apoio necessário, tanto em pessoal quanto com material especializado.
No total, foram realizados 3 Postos de Observação e 2 avaliações práticas, onde os nossos capitães alunos puderam planejar a instalação, a exploração , a manutenção e proteção dos Sistemas de Comando e Controle necessários às Operações Terrestres.
Destacamos ainda que a cidade possui um alto valor histórico, o que contribui para o enriquecimento profissional do futuro capitão aperfeiçoado.
blank
Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui