No período de 8 a 16 de março, uma equipe da Divisão de Pesquisa Operacional do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), embarcou no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, durante a Comissão “ADEREX-AERNAV-2022”.
A Comissão visa, entre outros propósitos, conduzir a campanha de validação de Envelope de Vento (EV) para as Aeronaves tipo AH-11B Lynx, UH-12 Esquilo e IH-6B Bel206. Os Envelopes de Vento indicam quais são os limites de vento relativo poderão ser usados em diferentes condições para permitir um pouso seguro, limitando os rumos e velocidades da plataforma para lançamento e recolhimento das aeronaves.
Os ensaios foram realizados na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Santos, tendo sido efetuados mais de 100 pousos. A partir da coleta e análise dessa massa de dados, será obtida a validação, consolidada em relatório técnico, dos respectivos EV a serem utilizados pelo binômio navio/aeronave em futuras operações.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Nos estudos de engenharia aeronáutica, os pousos e decolagens são consideradas as fases mais críticas do voo de uma aeronave. Quando realizados a bordo de um navio no mar, tornam-se ainda mais críticos em face das dimensões restritas dos conveses e dos movimentos de balanço e caturro do navio.
Os testes realizados permitirão definir os envelopes para cada um dos tipos de aeronaves a bordo do NAM “Atlântico”. Com isso, espera-se aprimorar a segurança, além de dar maior flexibilidade operacional ao permitir a definição de envelopes mais amplos relativamente aos que hoje vigoram, permitindo o lançamento e recolhimento de aeronaves segundo um leque mais amplo de rumos e velocidades.
O CASNAV é uma ICT que busca prover soluções nas áreas de Tecnologia da Informação, Pesquisa Operacional, Simulação e Criptologia. Sob a coordenação do CTMRJ, trabalha para o desenvolvimento científico e tecnológico da Marinha do Brasil, na busca da otimização do emprego operativo dos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395