A equipe de Geofísica do 1º Grupamento de Engenharia inicia o ano de 2022 prosseguindo com os trabalhos na Operação Sertão Paraibano. Por meio da utilização do aparelho resistivímetro, a equipe realiza sondagens geofísicas no terreno, localizando e mapeando possíveis reservatórios de água subterrânea no interior da Paraíba. Para o mês de janeiro, estão planejadas, até o momento, oito locações de poços tubulares por meio de estudos geofísicos nos municípios de Cubati, São José da Lagoa Tapada, Lastro e Catolé do Rocha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atuação da equipe de Geofísica antecede a perfuração de poços, a ser realizada pelo 3º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Picos (PI). A coleta e análise de dados geofísicos, assim como a marcação dos locais, permitem aumentar a eficácia na locação de pontos a serem perfurados, otimizando o serviço e, também, economizando recursos e insumos, ao evitar a perfuração em pontos onde não existe água.

Fonte: 1º Grupamento de Engenharia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).