O 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E) deu início aos trabalhos da Operação Mercator, que tem por finalidade realizar o levantamento topográfico da área para estudo da implantação da futura Escola de Formação e Graduação dos Sargentos de Carreira do Exército. Cerca de 30 militares foram mobilizados para atuar na fase inicial da operação. Após reunião na sede do 1º Gpt E, em 10 de janeiro, para o recebimento da missão, eles seguiram para o município de Paudalho (PE) em 11 de janeiro, para o início do trabalho de campo.

A área para estudo está contida na gleba do Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), na localidade de Paudalho. A Operação Mercator empregará força de trabalho do Comando do 1º Grupamento de Engenharia (Cmdo 1º Gpt E) e da Companhia de Comando do 1º Grupamento de Engenharia (Cia C/1º Gpt E), sediados em João Pessoa, e do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC), com sede em Teresina (PI).

Com a atividade, o 1º Grupamento de Engenharia cumpre diretriz do Comando Militar do Nordeste. A Operação Mercator terá apoio logístico da Base Administrativa do CIMNC e da 2ª Companhia do 7º Depósito de Suprimentos (2ª Cia/7º D Sup).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: 1º Grupamento de Engenharia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).