Google News

O Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), General de Exército Júlio Cesar de Arruda, visitou obras de saneamento na Vila Militar de Deodoro. A atividade, que ocorreu no dia 13 de maio, teve início com uma visita à residência técnica (RT) do 5º Grupamento de Engenharia (5º Gpt E), sediada no quartel do Batalhão Central de Manutenção e Suprimento (BCMS), na Vila Militar. A residência é um destacamento de militares do 5º Gpt E responsável pelo projeto, licitação e fiscalização das obras de saneamento da Vila Militar, resultado dos acordos para viabilização das Olimpíadas Rio 2016.

As autoridades que acompanharam a atividade foram atualizadas do andamento atual dos projetos de engenharia. Em seguida, todos percorreram o itinerário das obras já contratadas dos imóveis residenciais (próprio nacional residencial I e próprio nacional residencial III) e do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), todos na Vila Militar; e da estação de tratamento de esgoto Sarapuí (ETE Sarapuí), na área do Campo de Instrução de Gericinó.

Ao final da jornada, o Chefe do DEC comentou o acerto da criação da residência técnica, a julgar pelo ganho de velocidade e de qualidade na execução das obras de saneamento, e destacou os reflexos destas obras para os moradores e para as organizações militares ali sediadas.

O Chefe do DEC foi recebido no BCMS pelo Comandante da unidade, Tenente-Coronel Emerson Rodrigues da Silva. Estavam presentes o Comandante da 1ª Região Militar, General de Divisão André Luiz Silveira; o Comandante da 1ª Divisão de Exército e guarnição da Vila Militar, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos; o Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, General de Brigada Alan Denilson Lima Costa; o Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, General de Brigada Helder de Freitas Braga; o Comandante do Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Marco Antônio Estevão Machado; o Assessor Especial de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente da 1ª Região Militar, General de Brigada R/1 Ronaldo Barcellos Ferreira de Araújo; e o Comandante do 5º Grupamento de Engenharia, Coronel Carlos Elízio Santiago Nery.

Contrapartida
Para a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, foram desapropriadas áreas sob administração do Exército, na região de Deodoro, para a construção de instalações e infraestrutura dos jogos. Em contrapartida, foram oferecidas benfeitorias, como a reforma das redes pluvial e de esgoto sanitário do bairro, prevista para ser concluída em 2023. Da mesma forma, o arrendamento do terreno para construção da ETE Sarapuí foi revertido em mais obras de saneamento coordenadas pelo 5º Gpt E.

Fonte: 5º Gpt E

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui