O Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), General de Exército Júlio Cesar de Arruda, visitou obras de saneamento na Vila Militar de Deodoro. A atividade, que ocorreu no dia 13 de maio, teve início com uma visita à residência técnica (RT) do 5º Grupamento de Engenharia (5º Gpt E), sediada no quartel do Batalhão Central de Manutenção e Suprimento (BCMS), na Vila Militar. A residência é um destacamento de militares do 5º Gpt E responsável pelo projeto, licitação e fiscalização das obras de saneamento da Vila Militar, resultado dos acordos para viabilização das Olimpíadas Rio 2016.

As autoridades que acompanharam a atividade foram atualizadas do andamento atual dos projetos de engenharia. Em seguida, todos percorreram o itinerário das obras já contratadas dos imóveis residenciais (próprio nacional residencial I e próprio nacional residencial III) e do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), todos na Vila Militar; e da estação de tratamento de esgoto Sarapuí (ETE Sarapuí), na área do Campo de Instrução de Gericinó.

Ao final da jornada, o Chefe do DEC comentou o acerto da criação da residência técnica, a julgar pelo ganho de velocidade e de qualidade na execução das obras de saneamento, e destacou os reflexos destas obras para os moradores e para as organizações militares ali sediadas.

O Chefe do DEC foi recebido no BCMS pelo Comandante da unidade, Tenente-Coronel Emerson Rodrigues da Silva. Estavam presentes o Comandante da 1ª Região Militar, General de Divisão André Luiz Silveira; o Comandante da 1ª Divisão de Exército e guarnição da Vila Militar, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos; o Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, General de Brigada Alan Denilson Lima Costa; o Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, General de Brigada Helder de Freitas Braga; o Comandante do Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Marco Antônio Estevão Machado; o Assessor Especial de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente da 1ª Região Militar, General de Brigada R/1 Ronaldo Barcellos Ferreira de Araújo; e o Comandante do 5º Grupamento de Engenharia, Coronel Carlos Elízio Santiago Nery.

Contrapartida
Para a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, foram desapropriadas áreas sob administração do Exército, na região de Deodoro, para a construção de instalações e infraestrutura dos jogos. Em contrapartida, foram oferecidas benfeitorias, como a reforma das redes pluvial e de esgoto sanitário do bairro, prevista para ser concluída em 2023. Da mesma forma, o arrendamento do terreno para construção da ETE Sarapuí foi revertido em mais obras de saneamento coordenadas pelo 5º Gpt E.

Fonte: 5º Gpt E
Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui