O Comando Militar do Leste (CML), por intermédio da Seção de Instrução do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN), encerrou, no dia 24 de junho, o Iº Estágio Setorial de DQBRN, nas dependências da própria Unidade. A atividade foi realizada durante duas semanas com instruções sobre diversos assuntos  inerentes à DQBRN, como a detecção e a identificação de agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.

A partir de agora, os participantes tornam-se capacitados para montar as Forças de Resposta Inicial com base em pelotões dos Comandos Militares de Área. A capacitação foi coordenada pelo Comando de Operações Terrestres (COTER) e teve como finalidades apresentar, atualizar e padronizar os conhecimentos em DQBRN no nível intermediário; nivelar os conhecimentos básicos indispensáveis em DQBRN; além de obter padrões de procedimentos adequados ao desenvolvimento da capacidade intermediária em DQBRN e reflexos na execução de técnicas, táticas e procedimentos de DQBRN.

“Os alunos tiveram a oportunidade de travar contato com a doutrina DQBRN dentro da sua capacitação intermediária e também com todos os equipamentos e materiais empregados nesse tipo de atividade altamente especializada”, explicou o Comandante do 1º Btl DQBRN, Tenente-Coronel Jorge Otávio Domingues Costa.

Todas as medidas de prevenção à COVID-19 foram respeitadas ao longo da capacitação.

Fonte
Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui