Em 11 de maio, o 21º Grupo de Artilharia de Campanha (21º GAC) recebeu a visita da Embaixadora Márcia Maro da Silva, Chefe do Escritório de Representação do Itamaraty no Rio de Janeiro (ERERIO). Foi realizada uma visita ao Parque Histórico Monte Bastione, onde a Diplomata pôde visitar a sala Mascarenhas de Moraes, o Monumento em Homenagem ao Primeiro Tiro de Artilharia da FEB, o complexo do Forte São Luís, entre outros.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a visita, foi ressaltada a importância da integração histórica entre a diplomacia e o Exército Brasileiro – após as conquistas diplomáticas do Barão do Rio Branco no século XIX, que foram primordiais para o estabelecimento de nossas fronteiras, concretizando os contornos atuais do nosso país, aliados aos feitos de Caxias, o Pacificador.

O 21º GAC fica situado no Forte Barão do Rio Branco, cujas instalações recebem a denominação em homenagem ao patrono da diplomacia brasileira.

Fonte: 21º Grupo de Artilharia de Campanha

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).