A Embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, e comitiva visitaram, ontem (2), as instalações do Programa de Submarinos (PROSUB) no Complexo Naval de Itaguaí, localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A embaixadora foi recepcionada pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e pelo Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear, Vice-Almirante Sydney dos Santos Neves.

O propósito da visita foi trazer à Comitiva as condicionantes que regem o arcabouço contratual, os aspectos político-estratégicos e as perspectivas futuras do PROSUB. Contribuíram para isso as apresentações do Almirante de Esquadra Olsen, do Presidente do Naval Group Brasil, Dr. Eric Berthelot; do Presidente da Itaguaí Construções Navais, Dr. André Portalis; do CEO da Odebrecht Engenharia e Construção, Dr. Marco Siqueira; e do Diretor do Contrato do PROSUB, Dr. Pedro Moreira, cujas instituições atuam em coordenação para o robustecimento e avanço do Programa, contribuindo para o fortalecimento da Parceria entre Brasil e França.

Criado em 2008, o PROSUB faz parte de um acordo estratégico firmado entre o Brasil e a França, constituindo-se no maior programa de cooperação bilateral entre os dois Estados.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).