Nessa terça-feira (8), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, participou da cerimônia de anúncios e entregas para o desenvolvimento do Turismo Náutico, no Clube Naval de Brasília. O evento, que conta com a participação da Defesa, por meio da Marinha do Brasil, é uma iniciativa do Ministério do Turismo e possibilita que famílias brasileiras obtenham sustento por meio das águas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Trata-se de lançamento do pacote de ações de incentivo ao desenvolvimento náutico do país, e tem parceria com os Ministérios da Defesa, da Economia, do Trabalho e Previdência, além da Caixa Econômica Federal. As medidas se dividem em quatro eixos: redução de tributos, capacitação e reconhecimento profissional no setor náutico, melhorias da infraestrutura e oferta de crédito.

assinado.PNG

Na ocasião, foi assinado o Acordo de Cooperação de Turismo Náutico, pelo Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e pelo Vice-Presidente de Negócios de Atacado da Caixa Econômica Federal, Celso Leonardo Barbosa. O documento foi firmado com o objetivo de promover o desenvolvimento do turismo náutico de esporte e recreio, e do turismo de pesca e mergulho. Inclui, ainda, as ações voltadas ao empréstimo e ao financiamento de infraestrutura e de equipamentos em âmbito nacional.

Ações

As medidas do pacote possibilitam que famílias brasileiras obtenham sustento por meio das águas. Entre as iniciativas, estão redução de impostos para a importação de veleiros e de jet-skis; capacitação para condutores de turismo náutico, certificada pela Marinha do Brasil e pelo Ministério do Turismo; e melhoria da infraestrutura náutica, por meio da elaboração de projetos básicos para a construção de rampas, píeres e marinas públicas.

Por Rízia Rocha
Fotos: Igor Soares

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).