No dia 27 de setembro, ocorreu no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), o Coquetel de boas-vindas da II Conferência Multilateral de Fronteiras (II MF), cujas finalidades, entre outras, são dar prosseguimento às discussões iniciadas na I Conferência realizada na Colômbia em 2019, estreitando os laços de cooperação e amizade entre os Exércitos participantes; atualizar os participantes a respeito dos principais desafios encontrados para a proteção das fronteiras dos respectivos países; compartilhar boas práticas e lições aprendidas no trato das questões relacionadas à proteção das fronteiras, observando-se as individualidades das políticas de defesa de cada País; e ampliar a projeção do Comando Militar da Amazônia (CMA) com os países regionais fronteiriços da Amazônia Ocidental.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade iniciou com a recepção ao Comandante do Exército General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que estava acompanhado do Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marco Antônio Amaro dos Santos,  do Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, do Comandante Militar do Norte, General Exército José Challela Júnior, do Comandante Militar da Amazônia General de Exército Aquiles Furlan Neto,  e demais oficiais-generais da comitiva.

Também estiveram presentes no “Recanto do Navegador”, representantes de países da América Central, do Sul e Norte, entre eles, o Comandante da Divisão de Aviação e Assalto Aéreo do Exército Nacional da Colômbia, General de Divisão Luis Emilio Cardozo Santamaria; o Inspetor Geral do Exército Equatoriano, General de Brigada Agustín Proaño Daza; o Comandante do Exército Sul dos Estados Unidos da América, Major General William L. Thigpen; o Comandante da 1ª Brigada Oriental do Serviço Nacional de Fronteiras do Panamá, Comissionado Luis Carlos Trejos Castillo e o Comandante do Exército do Peru, General de Exército José Alberto Vizcarra Álvarez.

Fonte: CECMA
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).