Por Mariana Alvarenga
Após anos dedicados a serviço da Pátria, 31 militares ascenderam ao posto de Oficial-General. A solenidade de promoção foi nesta quinta-feira (12), no Clube do Exército, em Brasília. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a cerimônia, acompanhado do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
“Aos promovidos, meus cumprimentos e obrigado por vocês existirem”, disse Bolsonaro aos militares. O generalato possui três graduações: General de Brigada, General de Divisão e General de Exército. O primeiro grau hierárquico faz jus a duas estrelas no distintivo de posto. O segundo faz jus a três estrelas. Já o terceiro é o posto mais alto da Força Terrestre, detentor de quatro estrelas no distintivo.
O Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, discursou aos recém-promovidos. “Nossa instituição se revigora pela salutar renovação dos quadros da sua mais elevada hierarquia. No restrito círculo dos oficiais-generais, mais que em outros, o exercício pleno da liderança é necessário para o engrandecimento do Exército”, disse.
Ele mencionou, ainda, os cadetes perfilados atrás dos recém-promovidos, jovens que iniciam a carreira militar. Durante a cerimônia, eles têm a missão de conduzir a espada aos Generais de Brigada. “Eles representam o mesmo compromisso dos nossos antepassados e daqueles que se encontram em extremos opostos da hierarquia militar”, ressaltou.
Aos promovidos, foram entregues a Ordem do Mérito Militar, o Bastão de Comando e a Apostila de Carta Patente. Aqueles que alcançaram o posto de General de Brigada receberam, além dessas condecorações, uma espada, entregue por seus paraninfos e conduzida por cadetes. Aos que agora ascendem a Generais de Exército, foi feita a imposição das medalhas: Exército Brasileiro e Tributo à Força Expedicionária Brasileira.
O recém-promovido General de Brigada Sérgio Borges Medeiros da Silva exercerá o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro. “As expectativas são grandes de servir ao Exército e a toda sociedade brasileira. Tenho 37 anos de serviço militar e esse é um dos momentos marcantes da minha carreira”, disse ele.
Estiveram, também, presentes na cerimônia o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, o Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos, além de deputados, ministros e oficiais das Forças Armadas.
Foto: Alexandre Manfrim
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395