Oficiais recém-formados posam para foto oficial

A Escola de Guerra Naval (EGN) realizou, no dia 6 de abril, a Cerimônia de Encerramento da Turma 1 do Curso de Estado-Maior para Oficiais Intermediários (C-EMOI). A solenidade foi presidida pelo Diretor da EGN, Contra-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, e contou com a participação do Corpo Docente da Escola.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia correspondeu à conclusão do Curso que é realizado em duas fases. A primeira, por correspondência (e ensino a distância), consiste no estudo de disciplinas organizadas em lotes avulsos, avaliadas por meio de provas escritas, variáveis para os diversos corpos e quadros. A segunda fase, exclusiva para Oficiais do Corpo da Armada (CA), Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), Corpo de Intendentes da Marinha (CIM) e seus respectivos Quadros e Corpos, compreende duas etapas, a primeira na modalidade de ensino a distância, com duração de 22 úteis e a segunda, na EGN, em regime de tempo integral, com duração de 36 dias úteis. Nesta fase são desenvolvidos exercícios práticos sobre processo decisório, com ênfase nos fundamentos e na prática do PPM.

qetaw4sed57rf8tgy9
Cerimônia de Encerramento da Turma 1 do C-EMOI 2022

O C-EMOI tem como propósito propiciar os conhecimentos necessários aos Capitães-Tenentes do Corpo da Armada, Corpo de Fuzileiros Navais e Corpo de Intendentes da Marinha para o desempenho de comissões de caráter operativo e administrativo com ênfase no Planejamento de Operações Navais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).