No dia 19 de julho, apresentaram-se para realização do Curso Internacional de Estudos Estratégicos (CIEE) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) nove oficiais de nações amigas (ONA), juntamente com quatro coronéis do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências nas áreas de política e estratégia, o CIEE foi criado em 2014, sendo ministrado no idioma inglês. O curso já recebeu 49 oficiais estrangeiros de 17 países das Américas, África, Ásia, Europa e Oriente Médio. Este ano, os oficiais estrangeiros são provenientes das seguintes nações amigas: Bangladesh, Guatemala, Índia, Nigéria, Paquistão e Emirados Árabes Unidos.

No primeiro dia, os novos integrantes foram recebidos pelo Comandante da ECEME, General de Brigada Marcio de Souza Nunes Ribeiro, que ministrou uma palestra sobre o Exército Brasileiro, sua estrutura de ensino e as particularidades da Escola Marechal Castello Branco.

Fonte: ECEME
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).