“Sigam-me os que forem Brasileiros!”

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O brado de Caxias em Itororó ainda ecoa na memória dos soldados do Exército Brasileiro. A imagem do velho General, montado em seu cavalo e de espada em punho, liderando pelo exemplo o exército nacional em território inimigo, inspira, desde então, as gerações dos comandantes que o sucederam.

Esta imagem é representativa do valor atribuído ao exemplo como princípio fundamental da liderança militar. Exemplo baseado em valores e crenças que, incorporados à personalidade dos comandantes, forjam os líderes do Exército.

Mas a liderança militar é uma disciplina muito mais ampla e complexa do que pode parecer em uma primeira vista. Supera a liderança direta caracterizada pela imagem de Caxias, em Itororó, e galga os escalões mais altos da Força, onde os aspectos da liderança indireta, dos níveis político e estratégico, se tornam evidentes. Envolve, ainda, o estudo continuado dos aspectos psicológicos de líderes e liderados e a compreensão do contexto que circunda a tomada da decisão pelo líder, além de muitos outros aspectos que aproximam a liderança da arte, sem deixar de ser ciência.

Evidentemente, o fenômeno da liderança não é observado somente nas Forças Armadas. Ele está presente nas organizações públicas, nas salas de aula, nas empresas, nas organizações não governamentais ou em qualquer outro tipo de agrupamento humano, em suas variadas naturezas.

Este curso aprofundará os estudos sobre a liderança militar, com ênfase no nível estratégico, ao mesmo tempo em que demonstrará a relevância do estudo do assunto para o aprimoramento da liderança dos gestores civis, quaisquer que sejam seus campos de atuação.


LOCAL

– Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Praça General Tibúrcio, 125, Praia Vermelha, Rio de Janeiro, RJ, no Auditório Gen Leo Lebarbechon (AGLL).


PERÍODO DO CURSO

– De 30 de setembro a 28 de outubro de 2019, com dois encontros semanais, às segundas-feiras e quartas-feiras.


PÚBLICO-ALVO, VAGAS E INSCRIÇÕES

– O curso será voltado a acadêmicos, analistas, pesquisadores, professores civis, instrutores e comandantes militares, além de empresários, funcionários públicos e pessoas interessadas no assunto liderança.

– As indicações de participantes serão feitas por intermédio das instituições convidadas. Poderá haver inscrições individuais, realizadas diretamente na página eletrônica da ECEME.

– O curso contará com 50 vagas e será oferecido de forma gratuita aos inscritos.

– Nível de escolaridade mínimo exigido para frequentar o curso: graduação em qualquer área do conhecimento. Poderá ser exigida a apresentação de cópia do diploma por ocasião da inscrição.

 

Inscrição: clique aqui para abrir o site da ECEME

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).