blank
Salão de leitura da Biblioteca da Marinha durante o “Bate-Papo com o Autor”

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) promoveu, no dia 14 de Julho, mais uma edição do projeto “Bate-Papo com o Autor”, no salão de leitura da Biblioteca da Marinha. Presidido pelo Diretor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias, o evento visa promover a interação entre leitores e autores, apresentando ao público presente o processo criativo de cada obra, além de fomentar debates sobre diferentes fatos históricos.

Em sua oitava edição, o “Bate-Papo com o autor” faz jus ao lema da Diretoria de “preservar a memória para construir a história”. Dessa vez, o livro escolhido foi “A Terra é azul e redonda, de Magalhães a Gagarin, uma história das circum-navegações”, de autoria do Professor Doutor em Ciências Navais, Capitão de Mar e Guerra William Carmo Cesar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A obra descreve as principais viagens marítimas ao redor da terra, levando o leitor a conhecer os grandes navegadores e as rotas que mudaram o curso da história, fazendo um contraponto entre as viagens de circum-navegação e as pioneiras aventuras aeroespaciais. Em seu discurso, o autor destacou que seu objetivo principal foi apresentar as histórias dos velhos marinheiros às novas gerações, para que suas memórias não sejam esquecidas. Explicou, ainda, que a escolha do título procurou juntar a famosa frase do cosmonauta Yuri Gagarin “A terra é azul” com o que provavelmente os antigos navegadores teriam constatado ao término da primeira circum-navegação “A Terra é redonda”.

blank
Entrega do Diploma de palestrante para o Capitão de Mar e Guerra
William Carmo Cesar, ao final do evento