blank

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 5 de julho a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), realizou o Seminário Temático sobre os “100 anos do Movimento Tenentista” no Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana. A solenidade militar teve como objetivo rememorar o episódio histórico “Os 18 do Forte”, com realização de palestras e debates sobre a participação da Força Terrestre nos acontecimentos históricos do Movimento Tenentista no Brasil.

Estiveram presentes na cerimônia antigos ministros de estado, comandantes e membros do Alto-Comando do Exército, como o General de Exército Veterano Gleuber Vieira, antigo Ministro do Exército, o General de Exército Veterano Jorge Armando Félix, antigo Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o General de Exército Veterano Luiz Edmundo Maia de Carvalho, o General de Exército Veterano Luiz Seldon da Silva Muniz, General de Exército Veterano Renato César Tibau da Costa, General de Exército Veterano Sérgio Ernesto Alves Conforto. Presidiu o evento o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa, e contou também com as presenças dos Generais de Divisão Veterano Ulisses Lisboa Perazzo Lannes e Manoel Indiano da Fonseca, dos Generais de Brigada Veterano Walter Nilton Pina Stoffel, Sérgio Tavares Carneiro e Tadeu Bettega Bergo; além de autoridades civis e militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Posteriormente a formatura, o seminário teve abertura com as palavras do General Lancia e do Diretor da DPHCEx, General de Brigada Sibinel, dando início com a palestra do General de Exército Veterano Licínio Nunes de Miranda Filho que destacou os movimentos revolucionários de 1922 até 1935, além de destacar figuras militares importantes que contribuíram com a própria vida contra os revolucionários. Em seguida o Chefe do DECEx entregou o certificado de agradecimento ao General Licínio e proferiu algumas palavras de enaltecimento ao tema abordado.

No período da tarde as palestras foram compostas de uma mesa de debates com os palestrantes Coronel Paulo Dartanham Marques de Amorim do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, Coronel Luíz Eduardo Pesce de Arruda da Polícia Militar de São Paulo e Integrante do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Coronel Eduardo Henrique de Souza Martins Alves, Historiador Militar, como moderadora a Tenente Ana Beatriz Ramos de Souza da DPHCEx. Após o encerramento das palestras os participantes presentes e virtuais realizaram perguntas aos palestrantes sobre os temas abordados.

O Seminário foi encerrado com a entrega de certificados pelo Diretor da DPHCEx, General Sibinel, aos palestrantes em agradecimento pela contribuição desempenhada na solenidade.

Fonte: DPHCEX