Primeiro-Tenente Jennifer Arêas, representando a Autoridade Marítima Brasileira durante a 7ª IMarEST

Em 17 de março, foi realizada a apresentação do artigo “The Brazilian Maritime Authority and the Ballast Water Management: a snapshot view of the compliance to the BWM Convention’s Regulation D-2 (IMO, 2004)”, de autoria de Oficiais da Diretoria de Portos e Costas (DPC), durante a 7ª Conferência de Tecnologia de Água de Lastro do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia Marinha (IMarEST).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O IMarEST é um órgão internacional, partícipe do Conselho de Ciências do Reino Unido, voltado para profissionais que operam nas esferas da engenharia, ciência e tecnologia marinha e conta com a participação de 21.000 indivíduos representando mais de 128 países.

A conferência buscou respostas para questões como quais medidas as operadoras deverão tomar para se adequarem à nova realidade dos programas de monitoramento de conformidade e as intercorrências para aplicação de um plano de contingência.

O artigo buscou analisar o grau de conformidade dos navios inspecionados em portos/terminais brasileiros quanto à regulamentação brasileira para o Gerenciamento de Água de Lastro (NORMAM-20) e, consequentemente, à Convenção Internacional para o Controle e Gerenciamento de Água de Lastro e Sedimentos de Navios; além de verificar a quantidade de navios inspecionados com Sistemas de Tratamento de Água de Lastro (BWTS) instalados a bordo das embarcações.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).