Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Diretoria de Obras Civis da Marinha (DOCM) realizou entre os meses de janeiro e março, por ocasião da “OPERANTAR XL”, a coordenação técnica dos serviços de engenharia necessários à manutenção da nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
A missão, demandada pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, contou com engenheiros do corpo técnico da DOCM e com a participação de profissionais habilitados do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, em regime de cooperação. Foram observadas as normas técnicas de edificações pertinentes, a fim de manter as instalações da EACF em condições adequadas para a sua utilização com segurança.

Foram realizadas as inspeções prediais necessárias para verificar estado de conservação da Estação e executados os devidos reparos nas suas atuais instalações. Além disso, com o apoio da Universidade Federal de Viçosa, foi realizado o escaneamento da estrutura, com a utilização de laser scan, sendo este o equipamento que, a partir de leituras periódicas, auxiliará os engenheiros a detectar possíveis deslocamentos nas estruturas e fundações provocados pelas ações dos fortes ventos, abalos sísmicos e descongelamento do solo.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395