Montagem do equipamento laser scan para o início dos trabalhos na EACF

A Diretoria de Obras Civis da Marinha (DOCM) realizou entre os meses de janeiro e março, por ocasião da “OPERANTAR XL”, a coordenação técnica dos serviços de engenharia necessários à manutenção da nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A missão, demandada pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, contou com engenheiros do corpo técnico da DOCM e com a participação de profissionais habilitados do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, em regime de cooperação. Foram observadas as normas técnicas de edificações pertinentes, a fim de manter as instalações da EACF em condições adequadas para a sua utilização com segurança.

wdafwsg4e5c7hv68iujthdfd
Imagem gerada pelo laser scan

Foram realizadas as inspeções prediais necessárias para verificar estado de conservação da Estação e executados os devidos reparos nas suas atuais instalações. Além disso, com o apoio da Universidade Federal de Viçosa, foi realizado o escaneamento da estrutura, com a utilização de laser scan, sendo este o equipamento que, a partir de leituras periódicas, auxiliará os engenheiros a detectar possíveis deslocamentos nas estruturas e fundações provocados pelas ações dos fortes ventos, abalos sísmicos e descongelamento do solo.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).