blank
Montagem do equipamento laser scan para o início dos trabalhos na EACF

Google News

A Diretoria de Obras Civis da Marinha (DOCM) realizou entre os meses de janeiro e março, por ocasião da “OPERANTAR XL”, a coordenação técnica dos serviços de engenharia necessários à manutenção da nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

A missão, demandada pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, contou com engenheiros do corpo técnico da DOCM e com a participação de profissionais habilitados do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, em regime de cooperação. Foram observadas as normas técnicas de edificações pertinentes, a fim de manter as instalações da EACF em condições adequadas para a sua utilização com segurança.

blank
Imagem gerada pelo laser scan

Foram realizadas as inspeções prediais necessárias para verificar estado de conservação da Estação e executados os devidos reparos nas suas atuais instalações. Além disso, com o apoio da Universidade Federal de Viçosa, foi realizado o escaneamento da estrutura, com a utilização de laser scan, sendo este o equipamento que, a partir de leituras periódicas, auxiliará os engenheiros a detectar possíveis deslocamentos nas estruturas e fundações provocados pelas ações dos fortes ventos, abalos sísmicos e descongelamento do solo.