O Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN), representado por comitiva composta por seu Diretor e por integrantes de suas seções técnicas, participou das visitas ao Arsenal de Guerra do Rio (AGR) e à Diretoria de Fabricação (DF) com os objetivos de aprofundar o conhecimento técnico sobre o veículo blindado de transporte de pessoal (VBTP) Guarani e sobre os estudos acerca da definição de seus requisitos técnicos, logísticos e industriais e incrementar o relacionamento interno do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) com a Base Industrial de Defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além da comitiva do IDQBRN, integraram a visita ao AGR as comitivas do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e da Diretoria de Fabricação, que participaram das discussões sobre os principais requisitos da viatura blindada especial de defesa química, biológica, radiológica e nuclear – média sobre rodas (VBE DQBRN – MSR) e sobre as tecnologias disponíveis para detecção e identificação de agentes QBRN. A comitiva do IDQBRN realizou apresentação sobre as particularidades dos equipamentos disponíveis para a detecção de agentes QBRN. Após as discussões, o AGR disponibilizou a VBTP Guarani, para visita e verificação in loco das possibilidades de integração dos equipamentos de detecção e identificação de agentes QBRN.

Dando continuidade à atividade, a comitiva do IDQBRN deslocou-se para a DF, onde conheceu o trabalho da seção responsável pela consolidação das informações técnicas e estruturais da VBEDQBRN-MSR.

Fonte: CML

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).