Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha participa da Abertura do “Nuclear Summit 2022”

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.
O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, participou da cerimônia virtual de abertura do “Nuclear Summit 2022″, o qual está sendo realizado entre os dias 25 e 28 de abril.
A abertura do evento também contou com a participação do Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Dr. Rafael Mariano Grossi; e do Embaixador Carlos Duarte, Representante Permanente do Brasil junto à AIEA, entre outros representantes do Setor Nuclear.
O evento, organizado pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), em parceria com a “World Nuclear Association (WNA)”, tem o propósito de debater as tendências do setor nuclear brasileiro, à luz dos acontecimentos mundiais, entre elas a ampliação da geração termonuclear e a pesquisa, desenvolvimento e construção de reatores nucleares de pequeno porte.
Durante suas palavras iniciais, o Almirante de Esquadra Petronio ressaltou a importância da Marinha junto ao setor nuclear nacional, pois desde 1988 passou a dominar a tecnologia do enriquecimento de urânio, bem como finalizou a construção do primeiro reator nas dependências do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), circunscrevendo assim um marco na história da tecnologia nuclear do País. Ele afirmou também que o reator de potência de pequeno porte projetado e em construção no Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (LABGENE) tem o potencial de ser adaptado para emprego dual, em benefício da sociedade brasileira, provendo, por exemplo, energia e água via dessalinização, para regiões com baixo nível de armazenamento ou baixa qualidade de recursos hídricos.
O “Nuclear Summit 2022″ oferece uma plataforma de debates de ideias e projetos para o futuro do setor nuclear, contando com a participação de mais de 30 palestrantes, reunindo os principais nomes, brasileiros e estrangeiros, da indústria e da academia. A Marinha do Brasil é representada no encontro por meio do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (AgNSNQ), além da Empresa Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A (AMAZUL).

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui