A Subseção de Engenharia da Diretoria de Material de Aviação do Exército – Seção Taubaté (DMAvEx/SecTte), recebeu em 20 de outubro o primeiro conjunto de bancos da aeronave Pantera, fabricado pelo Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP).

Empregando o processo de engenharia reversa, o Arsenal de Guerra de São Paulo utilizou-se de itens originais de aviação para elaborar seus projetos, buscar e testar materiais de fabricação nacional que atendam perfeitamente às demandas da aviação, sem negligenciar a qualidade e a segurança e, em consequência, contribuindo significativamente para a diminuição dos custos de aquisição de itens no exterior.

Seguindo a normatização da DMAvEx, a qual exige que os prestadores de serviço sejam auditados e certificados de modo a garantir a qualidade do serviço, a equipe da Subseção de Engenharia auxiliou o AGSP na elaboração de um plano de trabalho que viabilizasse a reprodução seriada dos itens em conformidade com os requisitos de qualidade exigidos para produtos aeronáuticos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).