O Diretor de Hidrografia e Navegação, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, durante videoconferência UNESCO/COI
A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) participou, no período de 3 a 9 de fevereiro, da 53ª Sessão do Conselho Executivo da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (UNESCO/COI) – Intergovernmental Oceanographic Commission (IOC).
Prevista para acontecer em 2020 e adiada devido à pandemia, a 53ª Sessão do Conselho Executivo foi realizada por videoconferência e contou com a participação de mais de 250 inscritos/dia. Além da DHN, o Brasil foi representado por uma delegação composta pelo Ministério das Relações Exteriores, por intermédio da sua Divisão do Mar, da Antártida e do Espaço, e pela Delegação Permanente do Brasil junto à UNESCO, em Paris; pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; e pelo Centro de Hidrografia da Marinha.
O tema central da 53ª Sessão foi a “Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”, proclamada pela Assembleia Geral da ONU, em 2017, para ser implementada no decênio 2021-2030, representando umaoportunidade de aproveitamento dos avanços interdisciplinares das ciências do mar, a fim de permitir a melhor compreensão sobre o sistema oceânico e de garantir o fornecimento de informações para obter cenários e caminhos voltados ao desenvolvimento sustentável.
nomar 12fev unesco coi
53ª Sessão do Conselho Executivo da Comissão Oceanográfica
Intergovernamental da UNESCO (UNESCO/COI)
O Brasil, por seu posicionamento geográfico e respectiva liderança no Atlântico Sul, procura sempre participar deste evento, devido à importância de suas atividades para os diversos setores nacionais relacionados ao mar, à prestação de serviços, produção de informações e normatização, contribuindo para o desenvolvimento nacional e mentalidade marítima do povo brasileiro.
Fonte: Marinha do Brasil
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).