Entre os dias 13 e 16 de maio, o Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM), pertencente à Diretoria de Aeronáutica da Marinha, esteve no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia para conduzir a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) no Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan). O objetivo foi identificar possíveis perigos que possam comprometer a segurança da aviação e implementar medidas mitigadoras oportunas.

Função e Importância do GAerNavMan

Ativado em dezembro de 2019, o GAerNavMan tem a missão crucial de supervisionar e executar a manutenção de segundo e terceiro escalões e de apoiar, quando necessário, as manutenções de primeiro escalão nos meios aeronavais da Marinha do Brasil (MB). Esta missão inclui tanto atividades em terra quanto em navios da Força. A segurança na aviação do grupo é de extrema importância, pois a execução correta e eficaz das suas atividades de manutenção influencia diretamente a segurança operacional dos demais esquadrões de aeronaves.

Foco da VSA

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Reunião de encerramento da VSA no GAerNavMan

Durante a VSA, a inspeção concentrou-se nos requisitos técnicos das atividades de manutenção. Foram verificados a conformidade das ferramentas especiais, bancadas e equipamentos de teste com os manuais vigentes, o controle de calibração dos instrumentos e a verificação das auditorias internas de manutenção. Este rigoroso processo de inspeção assegura que todos os procedimentos estejam em conformidade com os mais altos padrões de segurança.

Resultados da Vistoria

Ao término da VSA, o GAerNavMan foi novamente classificado com um grau satisfatório, permitindo a continuidade de suas incumbências no âmbito da manutenção. As recomendações de segurança feitas pelo SIPAAerM são de grande valor para promover o desenvolvimento contínuo de uma sólida cultura de segurança dentro de uma organização militar recente, mas essencial para a salvaguarda das operações aeronavais da MB.

Reunião de Encerramento

A reunião de encerramento da VSA foi marcada por discussões produtivas sobre as melhorias identificadas e as próximas etapas para fortalecer ainda mais a segurança das operações. As recomendações do SIPAAerM são vistas como fundamentais para a melhoria contínua das práticas de manutenção e para a minimização de riscos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).