Diretoria de Aeronáutica da Marinha realiza vistoria de segurança no EsqdHS-1

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No período de 18 a 21 de junho, a Diretoria de Aeronáutica da Marinha esteve no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia para conduzir a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) no 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1). A inspeção focou em detectar riscos e recomendar ações preventivas, garantindo a segurança das operações com os avançados helicópteros SH-16 “Seahawk”.

Objetivo e Importância da VSA

A Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) tem como principal objetivo identificar riscos à segurança das operações aéreas e propor recomendações para mitigá-los. Realizada pelo Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM), a VSA é essencial para assegurar que todas as normas de segurança operacional sejam rigorosamente seguidas, proporcionando um ambiente seguro para a condução das missões aéreas.

Processo de Inspeção

Exercício de acidente durante VSA

Durante a VSA, a comitiva do SIPAAerM efetuou uma inspeção minuciosa em diversos aspectos críticos das operações aéreas, incluindo aviônica, armamento e controle de manutenções. Além disso, foram conduzidos exercícios simulados de acidentes para avaliar a resposta da tripulação em situações de emergência. Esses exercícios são fundamentais para garantir que a equipe esteja preparada para lidar com qualquer eventualidade, reforçando a segurança operacional do esquadrão.

Características dos Helicópteros SH-16 “Seahawk”

O 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) opera com seis helicópteros SH-16 “Seahawk”, que possuem características estruturais avançadas e tecnologia de ponta. Com tolerância balística nas pás do rotor principal e equipamentos aviônicos e sensores de última geração, incluindo o sonar submersível HELRAS (Helicopter Long Range Active Sonar), os SH-16 são capazes de detectar e neutralizar submarinos e alvos de superfície a grandes distâncias. Essas capacidades tecnológicas são vitais para o sucesso das missões de defesa e segurança marítima.

Resultados e Recomendações

Ao final da VSA, o SIPAAerM assegurou que todas as normas e procedimentos de segurança operacional estão sendo rigorosamente seguidos pelo EsqdHS-1, concedendo uma avaliação satisfatória para o esquadrão. As recomendações feitas visam a melhoria contínua das práticas de segurança, garantindo que as operações aéreas possam ser conduzidas de forma cada vez mais segura e eficiente. O compromisso do EsqdHS-1 com a segurança operacional é evidenciado pela sua dedicação em seguir as orientações do SIPAAerM e implementar melhorias contínuas.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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