Visita ao Navio-Patrulha “Poti”

O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) recebeu a visita do Diretor de Hidrografia e Navegação, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e comitiva, de 28 de junho a 2 julho, com o objetivo de realizar Visita Técnica no Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6).

Durante visita às instalações do CHN-6, o Diretor de Hidrografia e Navegação assistiu à palestra acerca das atividades de sinalização e hidrografia desenvolvidas pela organização militar. Também visitou as Lanchas Balizadoras e Hidrográficas e o Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”, meios subordinados ao CHN-6, que contribuem diretamente para a segurança da navegação aquaviária nas vias sob jurisdição do Com6ºDN.

O Vice-Almirante Edgar teve, ainda, a oportunidade de navegar pelas águas do Rio Paraguai, a bordo do Navio-Patrulha “Poti”, navio comandado pelo seu pai, então Capitão-Tenente Edgar Nilton de Rezende Barbosa, de março de 1973 a março de 1974. “Conheci o ‘Poti’ na cidade de Natal, quando meu pai foi comandante, e fico muito feliz de poder voltar, quase 50 anos depois, e constatar que o navio está muito bem cuidado. É gratificante ver como conservamos nossos meios, ver a tripulação motivada e isso me deixa muito feliz, porque a imagem e o exemplo dos nossos antepassados seguem preservados”.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui