Da esquerda para a direita: CF Andrés Gonzáles, CA Garriga, CMG Claudio Muñoz e CF Rangel

Na segunda-feira, 29 de maio, a Escola de Guerra Naval (EGN) recebeu uma visita de alto nível da Embaixada do Chile. O Diretor da EGN, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, se encontrou com o Adido de Defesa e Naval à Embaixada do Chile no Brasil, Capitão de Mar e Guerra Claudio Muñoz Cabrera. O encontro também contou com a presença do Capitão de Fragata Andrés Gonzáles Smith, Oficial do Chile que está realizando, na EGN, o Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS), e o Capitão de Fragata Rafael Rangel Silva, Encarregado da Turma do C-EMOS.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Discussões Sobre Cursos de Altos Estudos Militares e Intercâmbios

Durante a reunião do Adido com o Diretor, foram discutidos os Cursos de Altos Estudos Militares da EGN e os intercâmbios existentes nessa área. As conversas focaram em fortalecer as relações entre as instituições de defesa dos dois países, explorando possíveis colaborações e partilha de conhecimentos.

Visita às Instalações do Centro de Jogos de Guerra

Após a reunião, o Adido do Chile visitou as instalações do Centro de Jogos de Guerra. Ele obteve informações sobre a estrutura e as atividades do setor, o que proporcionou uma compreensão mais aprofundada do treinamento e das operações realizadas no local. O Capitão Cabrera também teve a oportunidade de conhecer a Biblioteca e o Auditório Tamandaré, locais importantes para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes da EGN.

A visita oficial do Adido de Defesa Chileno à Escola de Guerra Naval representa um passo significativo no fortalecimento das relações entre os dois países, proporcionando uma oportunidade para aprofundar o entendimento mútuo e promover a colaboração no setor de defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).