No dia 15 de maio, o Escritório de Apoio Administrativo do Programa Fragatas Classe Tamandaré, localizado em Itajaí/SC (EAAPFCTI), teve a honra de receber a visita do Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), Maj. Brigadeiro do Ar (R/R) Rui Chagas Mesquita. A recepção foi feita pelo Diretor-Presidente da EMGEPRON, que apresentou ao SEPROD a estrutura da empresa, seu ambiente de negócios, seus objetivos estratégicos e as ações empresariais voltadas ao fomento à Base Industrial de Defesa (BID).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conhecendo a Coordenadoria Geral de Programas Estratégicos da Marinha

As discussões e apresentações estenderam-se para além dos aspectos da EMGEPRON e adentraram no âmbito da Coordenadoria Geral de Programas Estratégicos da Marinha. O Diretor-Presidente da EMGEPRON destacou a importância de tais programas para o fomento da BID, enfatizando o papel crucial que desempenham no fortalecimento das capacidades defensivas do país.

Visita ao Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS)

O Maj. Brigadeiro Mesquita teve a oportunidade de visitar as instalações do Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), onde estão sendo construídas as Fragatas Classe Tamandaré. A visita contou com a participação do Sr. Fernando Queiroz, CEO da Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis (SPE Águas Azuis), que discorreu sobre o progresso do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT).

Avanço no Cronograma das Fragatas Classe Tamandaré

Um dos pontos altos da visita foi a inspeção da área de produção do estaleiro, onde mais de 50% das unidades do primeiro navio, a Fragata “Tamandaré” – F200, já estão em construção. Este progresso impressionante confirma que o cronograma para o lançamento do navio em meados do ano de 2024 está sendo mantido. A entrega da Fragata “Tamandaré” à Marinha do Brasil está prevista para dezembro de 2025, um marco importante na ampliação e modernização da frota naval brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).