A importância do desenvolvimento do submarino de propulsão nuclear para o Brasil, no âmbito do Programa Nuclear da Marinha (PNM) e do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub), e o papel relevante da gestão do conhecimento na geração de tecnologias e projetos de suporte a esses programas foram os temas da palestra ministrada pelo diretor de Gestão do Conhecimento e Pessoas da Amazul, Luís Hecht, na Universidade Federal de São Carlos, em São Carlos, interior de São Paulo, no dia 5 de novembro.

Na palestra, dirigida a alunos de cursos de engenharia, Hecht abordou a evolução do PNM e PROSUB e os resultados alcançados até o momento. Destacou o lançamento ao mar, em 14 de dezembro de 2018, do submarino Riachuelo, a integração do casco do Submarino Humaitá, em 11 de outubro, o formidável avanço da infraestrutura de apoio compreendendo o estaleiro e base naval em Itaguaí, no litoral do Rio de Janeiro, o arrasto tecnológico desses programas e sua influência no Programa Nuclear Brasileiro (PNB). Hecht também ressaltou a importância da gestão do conhecimento na preservação e na alavancagem das tecnologias desenvolvidas no bojo desses programas, visando gerar resultados de valor para a sociedade.

Ao final da palestra, Hecht se reuniu com o vice-reitor da UFSCar, Walter Libardi, e com o diretor do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos da universidade, Fernando Araújo-Moreira, para tratar de possíveis parcerias da Amazul com a instituição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Amazul

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).