No dia 2 de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional do Ex-combatente, uma data para homenagear e lembrar todos os heróis brasileiros que serviram a Pátria durante a Segunda Guerra Mundial. Esses ex-combatentes, muitos dos quais fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB), lutaram bravamente para proteger a liberdade e a democracia no maior conflito da história.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Dia Nacional do Ex-combatente tem como objetivo reconhecer o sacrifício e a dedicação desses heróis, honrando sua memória e reforçando a importância dos valores patrióticos e da defesa da paz. A data é uma oportunidade para a sociedade brasileira demonstrar gratidão e respeito àqueles que lutaram pela nação, mesmo diante dos mais difíceis desafios.

Que este Dia Nacional do Ex-combatente sirva como um momento de reflexão e reconhecimento, lembrando os feitos e a coragem dos soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).