Dia da Marinha: Lembrança da Batalha Naval do Riachuelo e Solidariedade ao RS

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), o maior conflito na história da América do Sul, deixou um legado de união, solidariedade e superação aos brasileiros, com o emprego das Forças Armadas e plena mobilização da sociedade.
Batalha Naval do Riachuelo

Na campanha naval, o Brasil enfrentou uma Marinha preparada para o ambiente fluvial, com vantagens logísticas e de apoio de fogo de terra. A Batalha Naval do Riachuelo, evento decisivo e vitorioso ocorrido em 11 de junho de 1865, foi marcada pela bravura de marinheiros e fuzileiros navais. Incentivados pelos célebres sinais do Almirante Barroso: “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever” e “Sustentar o Fogo, que a vitória é nossa”, nossos combatentes superaram adversidades e muitos deixaram suas vidas em combate. Por conta desse episódio histórico, celebramos em 11 de junho o Dia da Marinha, data magna da Marinha do Brasil.
Comemoração dos Feitos Heroicos
Desde então, a Marinha do Brasil comemora anualmente os feitos heroicos daqueles que lutaram na Batalha Naval do Riachuelo, reconhecendo-os como exemplos e lembrando seus atos às gerações futuras. Nossa participação nessa batalha deixou um legado de heroísmo, bravura, superação e amor ao Brasil.
Batalha dos Dias Atuais

Neste ano, em vez das tradicionais festividades, o foco está no apoio às vítimas dos severos temporais e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Devido à situação crítica no estado, a Marinha decidiu concentrar todos os seus esforços nas ações de resgate e atendimento às populações afetadas.
Solenidades Discretas
Embora as comemorações públicas tenham sido canceladas, a data não passará totalmente em branco. As cerimônias serão discretas e limitadas ao corpo militar. Segundo comunicado interno, as atividades incluirão a entoação do Hino Nacional, leituras da Ordem do Dia do comandante e da mensagem do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, além da promoção de praças. A entrega de medalhas e distintivos foi adiada por tempo indeterminado.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395