Comandante de Operações Navais passou em revista à tropa formada no campo de esportes da Escola Naval

O Dia da Marinha, celebrado em 11 de junho, é uma ocasião para lembrar e honrar os feitos dos “heróis-marinheiros” que combateram na Batalha Naval do Riachuelo, em 1865. Este ano, na manhã de 15 de junho, foi realizada uma cerimônia especial na Escola Naval (EN). Presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades militares e civis dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de personalidades da comunidade marítima, da sociedade de amigos da marinha e de empresas públicas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Condecoração ao Mérito Naval

Na histórica Ilha de Villegagnon, foram entregues as Comendas da Ordem do Mérito Naval a 242 agraciados, entre militares, civis e instituições nacionais e estrangeiras que prestaram serviços relevantes à Marinha do Brasil. Dentre os condecorados, encontravam-se importantes organizações militares e instituições como o Comando Militar do Leste, Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia, Fragata Defensora, entre outros.

Reflexão Sobre a Importância da Força Naval

download
Desfile da Guarda de Honra sob os Sinais de Barroso

Além de homenagear aqueles que foram condecorados, a cerimônia também foi um momento de reflexão sobre o papel fundamental da nossa Força Naval, desde a defesa da Pátria até suas responsabilidades como Autoridade Marítima.

Demonstrações e Exposições Militares

A cerimônia contou com diversas atrações, como uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, uma salva de 17 tiros e o içamento, no mastro da EN, dos sinais de Barroso. O desfile da Guarda de Honra, composta por dois pelotões de fuzileiros navais e um pelotão de marinheiros, também encantou os presentes. O evento foi complementado por uma exposição de meios operativos, que incluiu desde o Navio Veleiro Cisne Branco, a Fragata União e o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas até uma Bateria de Obuses e Veículo Blindado L-ATV.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).