A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), realizou no dia 8 de novembro, em São Paulo, a 1ª Reunião sobre Ciência, Tecnologia e Inovação DGA-DGDNTM, com o objetivo de fortalecer os laços entre as instituições brasileiras e francesas, bem como de promover o intercâmbio de projetos e conhecimentos em áreas correlatas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, explicou que a Marinha tem um papel fundamental na segurança e na proteção de nossas águas e fronteiras marítimas e que o intercâmbio de ideias e projetos enriquece nossas equipes e fortalece nossas Instituições.

Imagem do WhatsApp de 2023 11 08 as 18.14.46 2a60d1f3
Almirante Petronio destacou a importância do aprimoramento da capacidade tecnológica e inovadora em prol das nações

“Assim, é nosso dever, como instituições dedicadas à defesa e ao avanço tecnológico, colaborar ativamente para enfrentar os desafios do século XXI. Hoje, em um mundo caracterizado por rápidas mudanças e desafios globais, a inovação tecnológica é crucial. Acreditamos que, unindo nossos conhecimentos, recursos e experiências, podemos superar obstáculos e alcançar conquistas notáveis”, disse o Almirante Petronio.

Durante o evento, foram apresentados painéis sobre os temas: Comando e Controle; Acústica Submarina; e Veículos não tripulados (drones submarinos e de superfície). Foram proferidas, também, palestras institucionais da DGDNTM e da DGA, com ênfase no desenvolvimento de projetos de CT&I.

Imagem do WhatsApp de 2023 11 08 as 18.16.12 b5efcad1
Apresentação institucional da DGDNTM

Além do compromisso com a inovação e a tecnologia, a visita da comitiva francesa possibilitou o compartilhamento de experiências, a sinergia de talentos e a discussão de novas soluções que podem beneficiar as Forças Armadas.

A reunião marca a continuidade de uma parceria estratégica na busca pelo aprimoramento da capacidade tecnológica e inovadora em prol das respectivas nações e contou, ainda, com a participação do Diretor de Desenvolvimento Internacional da DGA, General Gaël Diaz de Tuesta; do Assessor do DGDNTM, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria; do Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, Vice-Almirante (EN) Guilherme Dionizio Alves; do Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro, Contra-Almirante (EN) Alexandre de Vasconcelos Siciliano; do Subdiretor de Desenvolvimento Internacional da DGA, Laurent Mercier; do Chefe das Relações Internacionais, Contra-Almirante Jean-Marc Durandau, da Adida do Armamento da DGA junto à Embaixada da França no Brasil, Cécile Delwarde dentre outras autoridades.

Imagem do WhatsApp de 2023 11 08 as 18.17.53 b9a75ec8
Palestra Institucional DGA
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).