No dia 11 de junho, para celebrar o Dia da Marinha, um impressionante desfile naval e aeronaval cruzou a orla do Rio de Janeiro, proporcionando um espetáculo majestoso para a população. O desfile teve início na manhã de domingo, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, e terminou no Forte do Leme, na Zona Sul. Doze navios e oito aeronaves, incluindo a “Super Cougar” (UH-15), atravessaram o céu carioca, deslumbrando os presentes com a grandeza e sofisticação do aparato militar brasileiro.
Dia da Marinha: Homenagem a Heróis Nacionais
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
O Dia da Marinha representa um momento especial no calendário da Força Naval Brasileira. Nessa data, comemoram-se os feitos heroicos daqueles que, há 158 anos, lutaram na Batalha Naval do Riachuelo, um marco decisivo na história dos conflitos armados da América do Sul.
A Parada Naval, que ocorre há décadas, tem como objetivo mostrar à população os navios e aeronaves da Marinha do Brasil (MB), que protegem nosso território e as riquezas da Amazônia Azul. Além disso, é uma ocasião para relembrar o legado de nossos antecessores e ressaltar a importância de se possuir uma Marinha preparada e capacitada para defender a soberania e proteger os interessos nacionais.
Comandante André Luiz Andrade Felix Comenta o Evento
De acordo com o Comandante da 2ª Divisão da Esquadra e Comandante do Grupo-Tarefa da Parada Naval, Contra-Almirante André Luiz Andrade Felix, um dos principais propósitos do evento nesta data é mostrar a Marinha à sociedade. Felix ressalta a importância de proteger nossos mares e rios, estradas marítimas e fluviais que abrem o país para o mundo, além de conterem incontáveis riquezas.
Navios e Aeronaves Participantes e Visitação ao Navio-Veleiro “Cisne Branco”
Entre as aeronaves presentes estavam duas UH-12 “Esquilo”, dois UH-15 “Super Cougar”, um SH-16 “Seahawk”, um AH-11B “Wild Lynx” e duas aeronaves de asa fixa AF-1 “Skyhawk”. Entre os navios, estavam a Fragata “Defensora”, Fragata “Constituição”, Fragata “Liberal”, Fragata “União”, Fragata “Rademaker”, Corveta “Júlio de Noronha”, Navio-Patrulha “Gurupá”, Navio-Patrulha “Macaé”, Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, Submarino “Tikuna”, Navio de Socorro Submarino “Guillobel” e Navio-Hidroceanográfico “Taurus”.
A visitação pública ao Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” foi aberta até o dia 13 de junho, de forma gratuita, no Museu do Amanhã. A partir do dia 15 de junho, o navio se deslocará até o Espaço Cultural da Marinha, na Praça XV, aberto à visitação de 16 a 18 de junho.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395