No dia 11 de junho, para celebrar o Dia da Marinha, um impressionante desfile naval e aeronaval cruzou a orla do Rio de Janeiro, proporcionando um espetáculo majestoso para a população. O desfile teve início na manhã de domingo, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, e terminou no Forte do Leme, na Zona Sul. Doze navios e oito aeronaves, incluindo a “Super Cougar” (UH-15), atravessaram o céu carioca, deslumbrando os presentes com a grandeza e sofisticação do aparato militar brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Dia da Marinha: Homenagem a Heróis Nacionais

52966309407 80c6449333 k

O Dia da Marinha representa um momento especial no calendário da Força Naval Brasileira. Nessa data, comemoram-se os feitos heroicos daqueles que, há 158 anos, lutaram na Batalha Naval do Riachuelo, um marco decisivo na história dos conflitos armados da América do Sul.

52966271082 f3338a32d6 k

A Parada Naval, que ocorre há décadas, tem como objetivo mostrar à população os navios e aeronaves da Marinha do Brasil (MB), que protegem nosso território e as riquezas da Amazônia Azul. Além disso, é uma ocasião para relembrar o legado de nossos antecessores e ressaltar a importância de se possuir uma Marinha preparada e capacitada para defender a soberania e proteger os interessos nacionais.

Comandante André Luiz Andrade Felix Comenta o Evento

52967774978 28133d7b60 k

De acordo com o Comandante da 2ª Divisão da Esquadra e Comandante do Grupo-Tarefa da Parada Naval, Contra-Almirante André Luiz Andrade Felix, um dos principais propósitos do evento nesta data é mostrar a Marinha à sociedade. Felix ressalta a importância de proteger nossos mares e rios, estradas marítimas e fluviais que abrem o país para o mundo, além de conterem incontáveis riquezas.

Navios e Aeronaves Participantes e Visitação ao Navio-Veleiro “Cisne Branco”

Entre as aeronaves presentes estavam duas UH-12 “Esquilo”, dois UH-15 “Super Cougar”, um SH-16 “Seahawk”, um AH-11B “Wild Lynx” e duas aeronaves de asa fixa AF-1 “Skyhawk”. Entre os navios, estavam a Fragata “Defensora”, Fragata “Constituição”, Fragata “Liberal”, Fragata “União”, Fragata “Rademaker”, Corveta “Júlio de Noronha”, Navio-Patrulha “Gurupá”, Navio-Patrulha “Macaé”, Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, Submarino “Tikuna”, Navio de Socorro Submarino “Guillobel” e Navio-Hidroceanográfico “Taurus”.

A visitação pública ao Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” foi aberta até o dia 13 de junho, de forma gratuita, no Museu do Amanhã. A partir do dia 15 de junho, o navio se deslocará até o Espaço Cultural da Marinha, na Praça XV, aberto à visitação de 16 a 18 de junho.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).