Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Na Biblioteca da Marinha do Brasil (MB), encontra-se um verdadeiro tesouro: uma obra literária com 489 anos, considerada a mais antiga da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). O exemplar, intitulado “Clarissimi philosophi, geometricorum, elementoum liber”, de Euclidis Magarensis, é datado de 1534, um registro da memória científica e política de épocas remotas.
O Acervo e Sua Preservação

Segundo a Capitão de Fragata Leniza de Faria Lima Glad, Chefe do Departamento de Biblioteca da Marinha, o acervo também inclui obras inéditas da Sociedade Real Marítima e Militar, manuscritos das expedições científico-militares enviadas ao Brasil e outras preciosidades impressas do período do Império. Essas obras estão guardadas na Divisão de Materiais Especiais da DPHDM, em uma sala de consulta exclusiva, configurada para prover a segurança e a preservação das obras. Para acessar esse material, é necessário agendar uma consulta, que deve acontecer na sala da Divisão de Materiais Especiais.
Cartas Náuticas: Um Olhar para o Passado

As cartas náuticas da Biblioteca da Marinha são especialmente raras. Um exemplo é a carta náutica do Atlântico, produzida no Rio de Janeiro, em 1776, por Simão Antonio da Rosa Pinheiro. Essas cartas eram informações estratégicas, com circulação proibida, acessíveis apenas a reis, nobres, eruditos, navegadores famosos e grandes armadores das expedições marítimas.
Digitalização: O Passado ao Alcance de Todos
Em 2022, a Biblioteca da Marinha apresentou sua coleção cartográfica do período de 1722 a 1822, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. A Capitão de Fragata Leniza destaca que o processo de digitalização, realizado em alta resolução, trouxe diversos benefícios. “Ampliou as formas de divulgação e valorização do acervo, maximizou a difusão de obras inéditas e exclusivas junto aos pesquisadores e ao público em geral. Além disso, proporcionou a sua preservação, visto que não precisam mais ser manuseadas para serem acessadas”, finaliza a Capitão de Fragata Leniza.
Serviço:
- Biblioteca da Marinha
- Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h15 às 16h15.
- Endereço: Rua Mayrink Veiga 28, Centro, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 20090-050.
- Telefone: (21) 2516-0265 e 2516-8784.
- E-mail: [email protected]
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395