Dora Sodré relembra história de seu pai durante visita à exposição

A exposição do “Almirante Benjamin de Almeida Sodré”, realizada, no dia 11 de abril, na Sala de Memória Coronel Montenegro, da Escola Superior de Guerra (ESG), recebeu a visita da filha do Almirante Benjamim Sodré, Dora Sodré, acompanhada dos filhos Eduardo e Ricardo Sodré, netos do Almirante cuja trajetória integra a história da Escola.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

rtgvacwefeacrgsf
Livro escrito pela autora Dora Sodré, filha do Almirante Benjamin Sodré

A exposição, organizada pela Divisão de Memória Institucional e Biblioteca (DMIB) da ESG, reúne documentos manuscritos, textos impressos e imagens, contando com a contribuição do acervo pessoal da família do homenageado. Dora Sodré é autora da obra “A Educação Pelo Exemplo: Momentos da Vida de Benjamin Sodré”, um dos livros que compõe a exposição.

dwetgw3rf4wertser
Registro da visita no Livro da Sala de Memória Coronel Montenegro

A filha do Almirante homenageado agradeceu a visita e destacou “fico muito emocionada e feliz pela oportunidade de recordar junto aos meus dois filhos, a história do meu pai, próximo ao aniversário dele, em 10 de abril, data tão significativa para a família. Agradeço especialmente a ESG pela forma em que fui recebida, com carinho e acolhimento”.

Participaram da ocasião o Assistente Militar da Marinha e Chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço, a Chefe da Biblioteca da ESG, a Capitão de Mar e Guerra Patrícia Imbroizi Ajus, e outros integrantes da Escola.

ewth45retweryrthgf
Placa alusiva a Ponte de Atracação que leva o nome Almirante Benjamin Sodré

Sobre o Homenageado

O Almirante Sodré serviu na ESG, em 1951, atuando como Assistente da Marinha e chefe do Departamento de Estudos, ombreando com o então General Cordeiro de Farias. Na época, trabalhou intensamente no desenvolvimento da Escola, onde se destacou na formulação do anteprojeto do primeiro regulamento e na organização do Curso de Estado-Maior e Comando, chegando a assumir, interinamente, o comando da Escola.

O Almirante também participou da idealização da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), da qual foi o primeiro diretor.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).