blank
Dora Sodré relembra história de seu pai durante visita à exposição

Google News

A exposição do “Almirante Benjamin de Almeida Sodré”, realizada, no dia 11 de abril, na Sala de Memória Coronel Montenegro, da Escola Superior de Guerra (ESG), recebeu a visita da filha do Almirante Benjamim Sodré, Dora Sodré, acompanhada dos filhos Eduardo e Ricardo Sodré, netos do Almirante cuja trajetória integra a história da Escola.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

blank
Livro escrito pela autora Dora Sodré, filha do Almirante Benjamin Sodré

A exposição, organizada pela Divisão de Memória Institucional e Biblioteca (DMIB) da ESG, reúne documentos manuscritos, textos impressos e imagens, contando com a contribuição do acervo pessoal da família do homenageado. Dora Sodré é autora da obra “A Educação Pelo Exemplo: Momentos da Vida de Benjamin Sodré”, um dos livros que compõe a exposição.

blank
Registro da visita no Livro da Sala de Memória Coronel Montenegro

A filha do Almirante homenageado agradeceu a visita e destacou “fico muito emocionada e feliz pela oportunidade de recordar junto aos meus dois filhos, a história do meu pai, próximo ao aniversário dele, em 10 de abril, data tão significativa para a família. Agradeço especialmente a ESG pela forma em que fui recebida, com carinho e acolhimento”.

Participaram da ocasião o Assistente Militar da Marinha e Chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço, a Chefe da Biblioteca da ESG, a Capitão de Mar e Guerra Patrícia Imbroizi Ajus, e outros integrantes da Escola.

blank
Placa alusiva a Ponte de Atracação que leva o nome Almirante Benjamin Sodré

Sobre o Homenageado

O Almirante Sodré serviu na ESG, em 1951, atuando como Assistente da Marinha e chefe do Departamento de Estudos, ombreando com o então General Cordeiro de Farias. Na época, trabalhou intensamente no desenvolvimento da Escola, onde se destacou na formulação do anteprojeto do primeiro regulamento e na organização do Curso de Estado-Maior e Comando, chegando a assumir, interinamente, o comando da Escola.

O Almirante também participou da idealização da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), da qual foi o primeiro diretor.