Depósito Central de Munições aprimora capacidade de avaliação química de pólvoras e propelentes

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Depósito Central de Munição (DC Mun), subordinado à Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex), localizado no Rio de Janeiro, adquiriu recentemente uma máquina de cromatografia líquida de alta eficiência, conhecida como High Performance Liquid Chromatography (HPLC), para o Laboratório Químico Regional (LQR) do DC Mun, responsável pelas análises de estabilidade química em variados tipos de propelentes que compõem o arsenal de material bélico do Exército Brasileiro.

O emprego da técnica de cromatografia para análise de estabilidade de propelentes à base de nitrocelulose usando a degradação do estabilizador é baseado em normas internacionais, como a AOP-48, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a qual descreve procedimentos de teste para avaliar a vida química de propelentes para fins de qualificação, determinando, assim, o quantitativo residual de estabilizante presente na amostra analisada. Vale ressaltar que, para garantir a estabilidade química de propelentes, é necessário que tais materiais energéticos sejam armazenados em condições de temperatura e umidade adequados.

Para operar o novo sistema de análises, foi realizado o treinamento em fundamentos e práticas em HPLC, operação básica e avançada em HPLC OpenLab 2.5 e consultoria para implementação de métodos AOP-48 em HPLC, ministrado pelo instrutor da Agilent Technologies Brasil Ltda, Claudio R. Fiuza Cardoso, aos militares encarregados das atividades do LQR-DC Mun.

A aquisição de tais equipamentos permitirá ao LQR-DC Mun aperfeiçoar estudos e pesquisas acadêmicas realizadas no âmbito de materiais energéticos, e possibilitará o desenvolvimento de programas de cooperação entre o LQR- DC Mun e Universidades e Institutos de Educação no estado, propiciando um espaço com equipamentos de altíssima qualidade.

Fonte: Depósito Central de Munição

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui