Rio de Janeiro (RJ) – No dia 6 de julho, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e a Diretoria Preparatória e Assistencial (DEPA) promoveu o lançamento da 15 ª edição dos Jogos da Amizade. Estiveram presentes o Chefe do DECEx, General de Exército Richard Fernandez Nunes, o Vice-Chefe do DECEx, General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, autoridades civis e militares, alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) e veículos de imprensa. O evento foi realizado no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx).

Na oportunidade, o Chefe do DECEx, General Richard, apresentou aos participantes a importância das atividades na formação dos alunos dos colégios militares, estimulando o desenvolvimento e a compreensão do significado de trabalho de equipe, espírito de corpo, foco e disciplina. Além de receberem a programação dos jogos, os convidados realizaram uma visita às dependências do CCFEx, incluindo o recém-inaugurado ‘Espaço Soldado Nascimento’, em homenagem ao Rei Pelé.

Jogos da Amizade
Os Jogos da Amizade são um evento esportivo e artístico-cultural, abertos ao público, que conta com a participação de dois mil alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), oriundos de 14 cidades do país (Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Campo Grande, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Juiz de Fora, Curitiba, Porto Alegre e Santa Maria). Neste ano, as atividades ocorrem no período de 9 a 15 de julho de 2023 e as competições vão acontecer no Rio de Janeiro, utilizando parte da estrutura do Legado Olímpico de Deodoro, na Vila Militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a programação, serão disputadas 11 modalidades desportivas como Futebol, Voleibol, Basquetebol, Handebol, Xadrez, Orientação, Judô, Natação, Hipismo, Atletismo e Pentatlo Moderno (corrida, natação, esgrima, hipismo e tiro). O Sistema Colégio Militar do Brasil se apresenta como um dos polos de revelação de atletas de Pentatlo Moderno, Natação, Atletismo e Orientação, que vêm se destacando em diversas competições nacionais e internacionais.

Além das disputas esportivas, também merece destaque a competição artístico-cultural denominada “ZumZaravoice”, que acontecerá na noite de 12 de julho, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Na ocasião, cada Colégio Militar apresentará seus talentos em tema livre, tendo como jurados personalidades do meio artístico nacional.

Durante os Jogos, os estudantes também atuarão como agentes de comunicação social, onde vão desempenhar a função de repórteres na produção de matérias jornalísticas, conteúdo para redes sociais e produção audiovisual. A ideia é integrar todos os estudantes nas mais diversas atribuições, descobrindo talentos e incentivando a criatividade.

A abrangência das atividades que circunscrevem os Jogos da Amizade permite a exteriorização de valores e competências que se consideram fundamentais na formação de alunos da educação básica.

Fonte: Departamento de Educação e Cultura do Exército
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).