No dia de 31 de março de 2021, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) recebeu a comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), que participou de um Pedido de Cooperação de Instrução (PCI) para os oficiais-alunos do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) e dos Cursos de Comando e Estado-Maior (CCEM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Estiveram presentes na Escola os palestrantes, General de Divisão Luis Henrique de Andrade, Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do DCT (EPDI) e o General de Divisão Carlos Alberto Dahmer, Chefe de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC) do DCT, além do General de Divisão Carlos Alberto Mansur, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), do General de Divisão Jorge Cardoso Martins, Diretor de Educação Superior Militar (DESMil), do General de Divisão Robson Santana de Carvalho, Chefe do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), do General de Brigada Tales Eduardo Areco Villela, Diretor de Fabricação (DF), do General de Brigada Armando Morado Ferreira, Comandante do Instituto Militar de Engenharia (IME) e do Coronel QEM Marcelo Menezes Eifler, representando o Chefe do Centro de Avaliações do Exército (CAEx).

O Chefe do EPDI apresentou as missões e estruturas do DCT, assim como as características dos órgãos integrantes, com destaque para as gestões nas atividades de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, cujo objetivos principais são os de apoiar o Exército Brasileiro, através do IME, CTEx, CAEx, DF, e da Agência de Gestão e Inovação Tecnológica.

Na palestra do Gen Dahmer, foram abordados os aspectos do Comando de Defesa Cibernética e o Programa Estratégico Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicações.

O Comandante da ECEME, General de Brigada Marcio de Souza Nunes Ribeiro, agradeceu a presença da comitiva, destacando a importância da tecnologia como diferencial no combate e a crescente aproximação entre a Linha de Ensino Militar Bélica e a Linha de Ensino Científico Tecnológica.

Durante toda atividade foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a pandemia COVID-19, como a higienização na entrada, o distanciamento entre os participantes, a utilização de máscaras e ambientes abertos e ventilados.

Fonte: ECEME

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).