Aspirantes acompanhados do Diretor de Engenharia Naval (ao centro)

A Diretoria de Engenharia Naval (DEN) recebeu, em 13 de maio, a visita do segundo grupo de Aspirantes. Na ocasião, os futuros Oficiais acompanharam a rotina dos Engenheiros Navais, que estão diretamente relacionadas ao Plano Estratégico da Marinha (PEM-2040).

Ao percorrerem as Seções da DEN, os Aspirantes conheceram a participação dos Engenheiros Navais no Programa de Submarinos, o Programa de Obtenção de Meios Hidroceanográficos, o Programa de Obtenção das Fragatas Classe Tamandaré e a metodologia de Gerenciamento de Integridade Estrutural, desenvolvida pela DEN, e os softwares que produzem modelos tridimensionais e simulações computacionais.

O conhecimento técnico dos Engenheiros Navais motivou os Aspirantes que manifestaram a satisfação de saber da possibilidade de ingressar nessa vertente da carreira naval. Os Aspirantes que optam seguir carreira nos Corpos da Armada e de Fuzileiros Navais têm a possibilidade de integrar o Corpo de Engenheiros da Marinha por meio de processo seletivo interno, complementando suas graduações em renomadas instituições de ensino, como a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).