Equipe de inspeção naval da DelItacuruçá na última etapa da Operação “Ágata” 2021

A Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá (DelItacuruçá) participou, em 14 de dezembro, da última etapa da Operação Ágata de 2021, realizada nos municípios de Itaguaí e Mangaratiba (RJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para a operação, foram mobilizadas uma embarcação de casco semirrígido e uma motoaquática com equipes de inspeção naval da DelItacuruçá; uma equipe da Guarda Portuária da Companhia DOCAS do Rio de Janeiro, que efetuou abordagens e fiscalização por terra nos terminais portuários; e uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Mangaratiba, que efetuou fiscalização nas áreas de preservação ambiental.

As equipes da DelItacuruçá inspecionaram embarcações na área marítima da região, com a finalidade de verificar suas condições quanto à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à possibilidade de poluição hídrica. Vinte e três agentes e militares estiveram envolvidos nas ações.

Nesta etapa da operação, foram abordadas e inspecionadas 23 embarcações, realizadas 7 notificações, enquanto, por terra, foram abordados e inspecionados 4 veículos de passeio e 130 caminhões de carga.

A Operação “Ágata” foi constituída de três etapas, neste ano, realizadas na jurisdição da DelItacuruçá, com intuito de reduzir as ações do crime organizado e práticas ilícitas e fiscalizar atividades de pesca irregular nas águas jurisdicionais brasileiras, intensificando a presença do Estado.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).