Material recolhido na Lagoa de Araruama

A Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio) participou, nos dias 6 e 7 de maio, de uma operação interagências, que contribuiu para o combate à pesca ilegal na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A operação constituiu-se na retirada de estacas, ganchos e redes de pesca irregulares, executada após reunião no Ministério Público Federal, com participação da Unidade de Polícia Ambiental e das Guardas Marítima e Ambiental dos municípios adjacentes à Lagoa de Araruama (Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama e Arraial do Cabo).

A realização de operações desta natureza consolida a presença da Marinha na Região dos Lagos, além de fortalecer os laços de amizade entre a DelCFrio e demais órgãos, contribuindo para o exercício da pesca sustentável, a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana em águas interiores e prevenção da poluição hídrica proveniente de embarcações.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).