O Ministério da Cidadania, em conjunto com a Escola Virtual de Governo da Escola Nacional de Administração Pública (EVG/Enap) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), irá ofertar um curso on-line sobre a assistência social e os direitos de migrantes. O curso “Proteção socioassistencial a migrantes em situação de vulnerabilidade ou violação a direitos” busca reforçar os conhecimentos dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) sobre a temática.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Organizações da sociedade civil e servidores de outras áreas que realizam atendimento a migrantes e referenciamento para serviços de assistência social e gestores responsáveis por políticas públicas na área da saúde ou migração também podem participar da capacitação. Não é necessário comprovar vínculo com alguma instituição e qualquer pessoa interessada pode se inscrever. As inscrições são gratuitas e ilimitadas.

 “É com satisfação que o Ministério da Cidadania se reúne com a OIM e com a Enap  para anunciar a realização desse curso, pois entende que será mais um passo em direção à ampliação do conhecimento dos profissionais da assistência social e para todas as pessoas que se interessam e se dedicam ao atendimento aos imigrantes e à garantia de seus direitos”, pontua o Secretário Nacional de Assistência Social substituto, Miguel Oliveira.

O Curso

Com um total de 30h, o curso é dividido em cinco módulos e trata de temas como os direitos dos migrantes no Brasil e questões específicas do atendimento socioassistencial na Proteção Social Básica e na Proteção Social Especial.

O lançamento do curso faz ainda parte de uma parceria mais ampla com a EVG/Enap. Atualmente, a OIM e seus parceiros ofertam quatro diferentes cursos com recortes temáticos relacionados à temática da migração. O curso “Proteção socioassistencial a migrantes”, voltado a gestores e técnicos dos serviços de assistência social, é o quinto curso a completar o portfólio de treinamentos online disponíveis a interessados de todo o Brasil.

As inscrições podem ser realizadas a qualquer momento, diretamente na página do curso.

Com informações do Ministério da Cidadania 

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).