O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) instruiu pela primeira vez, no mundo, o Curso Internacional de Operações de Paz Ribeirinhas. Com duração de duas semanas, a cerimônia de encerramento ocorreu nesta sexta-feira (23). O objetivo da instrução foi disseminar conhecimentos sobre os conceitos e as tarefas desenvolvidas por um Oficial de Estado-Maior em uma Unidade Ribeirinha no transcorrer de uma Missão de Paz.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o curso, foram abordados temas como o Core Pre-deployment Training Materials, o Specialised Training Material e o Military Planning Process. Como atividade final, ocorreu um exercício baseado em cenários fictícios, em que os alunos foram divididos em grupos, no intuito de simular a composição de um Estado-Maior de uma Unidade Ribeirinha, durante uma Operação de Paz.

20210423_cursooppaz.jpg

O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) é estabelecido no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). E visando a certificação junto à ONU, o Curso foi submetido à avaliação do Serviço de Treinamento Integrado do Quartel General das Nações Unidas, possibilitada por meio da transmissão das aulas em tempo real com o apoio do Centro de Ensino à Distância do CIASC.

Com informações e fotos do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav)

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).