Foto: Luiz Camões/Defesa news

O Capitão Tenente Fuzileiro Naval Lourenço, coordenador do C-Esp-OpCLAnf 2023, elucidou a respeito do desafiador e exclusivo curso de formação para operador de Lagarta Anfíbio – ou CLAnf. Este curso, destinado a praças (cabos e sargentos) e oficiais (tenentes e capitães tenentes) do Corpo de Fuzileiros Navais, é responsável por formar os especialistas que conduzem esses veículos estratégicos em operações militares complexas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um Curso Rígido para Formar Especialistas de Elite

Imagem do WhatsApp de 2023 06 14 as 13.39.52
Foto: Luiz Camões/Defesa news

Essa formação, que dura aproximadamente três meses e meio, cobre as mais variadas competências necessárias para a condução eficiente e segura desses veículos. As instruções englobam tópicos como operação interna, operação em água, comunicações, estação de armamento e manutenção preventiva. Durante o curso, são aplicados três exercícios práticos em terreno, cada um com seu foco e objetivos específicos.

Exercícios Práticos: da Teoria à Ação

Imagem do WhatsApp de 2023 06 19 as 07f.56.14
Foto: Luiz Camões/Defesa news

No primeiro exercício, são aplicados os conhecimentos de operação interna, como por exemplo, navegação terrestre. No segundo, os alunos são desafiados em operações em água e na estação de armamentos. Finalmente, no terceiro e último exercício, os futuros operadores colocam em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o curso, numa completa simulação de condições reais.

Convite aos Fuzileiros Navais: Torne-se um Operador de CLAnf

YouTube video

A você, Fuzileiro Naval, que tem o interesse e a coragem de operar um CLAnf, a oportunidade é agora. Venha fazer parte deste distinto batalhão, aprenda a conduzir este meio tão nobre e utilize-o em missões do CFN. Sob a orientação do experiente Capitão Tenente Lourenço, você terá a oportunidade de se tornar um especialista de elite, habilitado a operar uma das mais versáteis e poderosas ferramentas do Corpo de Fuzileiros Navais. Venha enfrentar este desafio e servir ao seu país de maneira ainda mais significativa!

Imagem do WhatsApp de 2023 06 19 as 0f7.56.13
Foto: Luiz Camões/Defesa news
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).