No dia 6 de junho, foi realizada a aula inaugural do Curso Especial de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, Turma II/2022, nas instalações do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar (BtlDefNBQR-ARAMAR). Ministrada pelo Comandante do Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha (CdefNBQR-MB), Capitão de Mar e Guerra (FN) Flávio Lamego Pascoal, a aula abordou o tema “O Guardião do Sistema”.

Na ocasião, estiveram presentes o Comandante do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), Contra-Almirante (FN) Roberto Lemos, o Diretor do Centro Industrial Nuclear de Aramar, o Capitão de Mar e Guerra (EN) Luis Cláudio Farina, e o Comandante do BtlDefNBQR-ARAMAR, Capitão de Fragata (FN) Luiz Antônio Dias do Carmo.

A Turma II/2022 conta com um efetivo de 38 alunos, sendo 2 Oficiais e 36 Praças. O curso é ministrado pelo CIASC, nas dependências do BtlDefNBQR-ARAMAR, e tem como objetivo habilitar os militares para o exercício de funções relacionadas às atividades de Defesa NBQR.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).