Taubaté (SP) – No dia 28 de outubro, o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra (CAEPE/ESG)visitou o Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté. Durante a visita, a comitiva de seis oficiais-generais e 71 estagiários do curso teve a oportunidade de conhecer as instalações do Complexo da Aviação do Exército (AvEx) e o trabalho desenvolvido por suas organizações militares.

A preparação da visita começou na semana anterior, quando o Comandante de Aviação, General de Brigada José Ricardo Nigri, por meio de uma videoconferência, fez uma palestra introduzindo aos integrantes do CAEPE as peculiaridades da AvEx e sua missão de promover a aeromobilidade orgânica para a Força Terrestre.

Já familiarizados com a AvEx, assim que os visitantes chegaram ao Forte Ricardo Kirk foram recepcionados pelo Comandante e, na sequência, seguiram para oficinas distribuídas pelas unidades do forte.

O Espaço Cultural da AvEx, que abriga um rico material sobre a história da Aviação Militar do Brasil, foi um dos pontos visitados. No local, puderam observar 60 painéis que contextualizam eventos da história da Força Terrestre em sua busca por operar nos domínios da Terceira Dimensão, além de observar também representações em escala das aeronaves e dos primeiros hangares da Escola de Aviação Militar, em 1919.

blank

No 1º Batalhão de Aviação do Exército, a exposição dos materiais do grupo de Salvamento e Resgate, do Tasa (Transporte Aéreo, Suprimento e Serviço Especial de Aviação do Exército) e das aeronaves dos modelos HM-4 Jaguar, HM-1 Pantera K2, HA-1 Fennec AvEx e HM-3 Cougar chamaram a atenção dos visitantes, que puderem entrar e conhecer por dentro os helicópteros.

Já na Divisão de Simuladores, no Centro de Instrução da Aviação do Exército (CIAvEx), os estagiários conheceram toda tecnologia desenvolvida pelo centro e puderam assistir modernos simuladores de voo em funcionamento, que contribuem para a formação de excelência dos aeronavegantes da AvEx.

Para finalizar, no Batalhão de Manutenção e Suprimentos da AvEx, tiveram contato com toda a engrenagem responsável pela manutenção das aeronaves e pelo fazer voar.

 

CAEPE

O CAEPE prepara civis e militares do Brasil e de Nações Amigas para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial na área de Defesa Nacional.

 

Fonte: CAvEx
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui