O Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) da Polícia Federal, em Itajaí-SC, sediou o curso Especial Avançado para a Condução de Embarcações de Estado no Serviço Público na Navegação Costeira (EANC) entre os dias 04 e 28 de abril. A Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (DelItajai) apoiou a realização do curso, que visa qualificar servidores públicos para conduzir embarcações empregadas na navegação costeira a serviço de órgãos públicos.

Militares da DelItajai ministraram aula pratica de Seguranca e Sobrevivencia Pessoal 0

O EANC foi criado para atender à necessidade de proporcionar conhecimentos essenciais aos servidores de órgãos públicos, a fim de conduzir embarcações até o limite da zona contígua (24 milhas náuticas da costa) e contribuir para a fiscalização e repressão de infrações às leis e regulamentos nacionais, como aduaneiros, fiscais, de imigração ou sanitários.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A turma, composta por 24 alunos, participou de diversas atividades teóricas e práticas, incluindo treinamento para conduzir a Lancha de Apoio ao Ensino e Patrulha (LAEP), aprender sobre navegação eletrônica, navegar utilizando carta náutica, motores e o funcionamento da embarcação. Os alunos também conduziram motos aquáticas e realizaram simulações de sobrevivência no mar e combate a incêndio.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).