Visita às instalações do CTecCFN

O Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN) recebeu, em 22 de novembro, a visita do Reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, e comitiva, ocasião na qual estiveram presentes o Comandante do Material de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Renato Rangel Ferreira, e o representante do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro, Capitão de Mar e Guerra Fernando de Oliveira Marin, além do Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, da Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Inovação (PRPI) e Diretora de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Helena Carasek Cascudo, do Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG, Júlio César Valandro Soares, e do Coordenador do Mestrado em Administração Pública e membro da equipe de pesquisadores do projeto da UFG, Solon Bevilacqua.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Por ocasião da visita, foi realizada uma apresentação pelo Comandante do CTecCFN sobre as atividades desenvolvidas pela organização militar, principalmente aquelas voltadas para a Ciência, Tecnologia e Inovação. Em seguida, a comitiva visitou as instalações e um mostruário com produtos desenvolvidos pelo CTecCFN.

foto oficial da visita
Foto oficial da visita

A relação institucional, no campo da pesquisa e desenvolvimento, entre o Corpo de Fuzileiros Navais, por intermédio do CTecCFN, e a UFG surgiu com o estabelecimento de um Acordo de Cooperação Técnica firmado em 7 de outubro deste ano, visando o desenvolvimento de um Produto de Defesa com aplicação para as ações terrestres de caráter naval, intitulado de robô expedicionário.

A visita institucional foi uma oportunidade de apresentar o Centro Tecnológico à comitiva da UFG, e prospectar outras formas de parcerias estratégicas com a renomada Instituição de Ensino Superior, na busca do desenvolvimento de soluções tecnológicas de interesse da Força Naval.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).