Desde março de 2020, o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN) atua nas ações de combate à Covid-19. A interação entre sua vertente de Ciência e Tecnologia e o seu setor industrial possibilitou o desenvolvimento e otimização de diversos produtos empregados no combate à pandemia.

Utilizando-se o Laboratório 3D, por exemplo, foi possível a produção de 1.950 máscaras faciais do tipo face shield e de 22 dispositivos de intubação endotraqueal. Uma unidade de produção fabril estabelecida nas instalações daquele Centro viabilizou a produção de cerca de 120.000 máscaras descartáveis do tipo TNT. Foram produzidos, ainda, 30 kits hospitalares (escada, suporte de soro, biombo e cama hospitalar) para mobiliar, caso necessário, hospitais de campanha; além de 39 caixas de acrílicos para uso em ambientes hospitalares, de forma a evitar a contaminação dos profissionais de saúde.

Recentemente, em outubro de 2020, com o objetivo de agregar mais esforços na batalha contra a Covid-19, o CTecCFN em parceria com o Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (CDefNBQR-MB) confeccionou um protótipo de dispositivo emissor de radiação do tipo UV-C com atividade contra cepas de coronavírus. A eficácia foi comprovada por meio de ensaios in vitro, realizados pelo Laboratório de Virologia da Universidade Estadual de São Paulo (UNICAMP), alcançando entre 99% e 99,99% de inibição de partículas virais.

O desenvolvimento do dispositivo UV-C representa mais uma ferramenta a ser utilizada pela Marinha em prol da Família Naval e da sociedade brasileira no combate à Covid-19.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui