Na última semana, o icônico Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro, recebeu um grupo de visitantes bastante especial. Cerca de 40 crianças que fazem parte do programa PROFESP – Música e Cidadania, um projeto conduzido pela Marinha do Brasil, tiveram a oportunidade única de visitar o monumento que representa não apenas o Rio, mas o Brasil no cenário internacional.

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A Contribuição do PROFESP

O PROFESP, desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com outros ministérios e com o apoio das Forças Armadas, promove a integração social por meio da prática esportiva. Contudo, vai além disso, oferecendo reforço escolar, prevenção de doenças, orientação educacional, entre outras atividades de grande relevância. Através do Batalhão Naval, um segmento do Corpo de Fuzileiros Navais, o programa ajuda a despertar nas crianças habilidades de comunicação e interação, estimulando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e sensorial dos alunos.

Uma Viagem Memorável ao Cristo Redentor

Para as crianças do PROFESP, visitar o Cristo Redentor foi uma experiência enriquecedora, capaz de estimular a percepção sobre a importância do patrimônio cultural brasileiro. Além disso, este tipo de atividade promove a interação social e estimula a percepção sensorial e cognitiva dos alunos, alinhando-se perfeitamente com os objetivos do programa.

A Importância das Atividades Extraprogramáticas

Essa visita ao Cristo Redentor destaca a importância de integrar atividades extraprogramáticas ao currículo do PROFESP, permitindo que os alunos vivenciem experiências que vão além das atividades de sala de aula e dos espaços tradicionalmente educativos. Esse tipo de atividade traz benefícios significativos para o desenvolvimento emocional e cognitivo dos alunos, permitindo que eles aprendam de uma maneira mais contextualizada e prática.

Essa visita ao Cristo Redentor certamente será lembrada pelos alunos do PROFESP como um dia de alegria, aprendizado e integração. O PROFESP, com suas iniciativas e parcerias, continua a demonstrar o valor da educação integrada, esportiva e cultural no desenvolvimento pleno de crianças e jovens.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).